IDADES E ITINERÁRIOS

O programa ALOHA Mental Arithmetic tem 3 itinerários: Tiny Tots Kinder (dos 3 aos 5 anos) Tiny Tots (dos 6 aos 7 anos) e Kids (dos 8 aos 13 anos )

Todas as crianças com idade compreendida entre os 3 e os 13 anos poderão iniciar este percurso e, atendendo à experiência comprovada, estamos certos de que este programa potenciará o sucesso escolar de cada criança respeitando sempre as suas características individuais.

Kinder Tiny Tots - dos 3 aos 5 anos

O itinerário Kinder Tiny Tots destina-se a crianças entre os 3 e os 5 anos e está desenhado para promover nas crianças competências essenciais para estas idades:

  • reconhecer e escrever os números de 1 a 9, com a apropriação real do conceito de número;
  • identificar a sequência lógica dos números e dos sinais;
  • introduzir o uso do ábaco SOROBAN;
  • capacitar para a melhoria da orientação espacial;
  • identificar e expressar as emoções;
  • desenvolver o trabalho em equipa;
  • reforçar a coordenação motora;
  • fortalecer as capacidades linguísticas e de comunicação, entre outras.

Neste itinerário, desenvolvido para as idades mais precoces, a base pedagógica assenta na teoria das inteligências múltiplas, proposta pelo psicólogo americano Howard Gardner, onde se reforça que todos nascemos com o potencial de desenvolver oito tipos de inteligências. Todos os tipos de inteligência têm a mesma importância e todas ajudam no modo como ocorre o desenvolvimento e a aprendizagem, sendo esse o principal objetivo do programa Kinder.

Este itinerário está dividido em 2 níveis, sendo considerado como uma preparação para o itinerário seguinte – Tiny Tots – para onde os alunos progridem findos os 2 níveis iniciais.

Tiny Tots (dos 6 aos 7 anos)

O itinerário de Tiny Tots é destinado a alunos entre os 6 e os 7 anos e é introduzido a arimética mental desde a tenra idade.

Ao ingressar na atividade, os alunos desta faixa etária recebem um ábaco e livros muito apelativos, que os ajudam a aprender os cálculos mais básicos, tornando a matemática muito divertida. O ALOHA ajuda a motivar e a moldar o cérebro das crianças, introduzindo técnicas que mantêm o seu interesse e a motivação na aprendizagem.

Inicialmente, as crianças utilizam o ábaco como ferramenta principal. Contudo, à medida que vão ficando mais confiantes, começamos a visualizar (imaginar) o ábaco mentalmente e a fazer os cálculos sem o recurso a este instrumento.

Este itinerário é dividido em 10 níveis, cada um com a duração média de 4 meses (este tempo é apenas uma referência, uma vez que cada aluno progride ao seu ritmo, podendo fazer mais ou menos níveis dentro deste período temporal. O fundamental é que os alunos desenvolvem o gosto e a motivação para a aprendizagem e não o tempo que levam a consolidar os diferentes conceitos estratégicos.Após terminarem este itinerário, os alunos serão capazes de realizar várias operações: somar, subtrair, multiplicar, dividir, calcular raízes quadradas, potências , frações, entre muitas outras, de forma ágil e rápida, recorrendo apenas à visualização do ábaco .

Itinerário Kids (crianças dos 8 aos 12 anos)

O itinerário Kids é dirigido a crianças entre os 8 e os 13 anos (idade de início). Este percurso divide-se em 8 níveis, cada um com a duração de 4 meses. Tal como no itinerário Tiny Tots, este tempo é apenas uma média, uma vez que o programa é flexível, uma vez que se adapta ao ritmo do aluno, que pode demorar mais ou menos tempo a completar os diferentes níveis.

Ao ingressarem no ALOHA, os alunos destas idades recebem um ábaco e os livros correspondentes ao itinerário que estão a frequentar. No caso dos alunos de Kids, como iniciam com uma idade superior relativamente aos outros itinerários, os livros são adaptados à sua idade e interesses. Nas primeiras aulas, os alunos utilizam o ábaco para realizar os cálculos, mas, rapidamente, deixam este instrumento e começam a fazer as operações visualizando o ábaco SOROBAN.

Apesar de serem menos 2 níveis que o itinerário de Tiny Tots, após terminarem este itinerário, os alunos serão capazes de realizar as mesmas operações.