Baken, P. (1976) estudou a importância das diferenças entre os hemisférios esquerdo e direito na gestão de um “Cérebro Criativo)
P. Baken afirmou que “para a maioria das pessoas, um dos dois hemisférios é o dominante relativamente ao nosso modo preferencial de processamento da informação. Este conceito de dominância não deve ser visto como uma dicotomia, mas sim como uma complementaridade, no qual a dominância é distribuída por várias capacidades cognitivas entre os dois hemisférios. O progresso criativo de uma pessoa pode enfrentar dificuldades ou pode falhar, se faltar articulação entre os dois hemisférios. Todo o processo criativo precisa de uma infinita e ágil capacidade de “comunicação” entre ambos hemisférios.
Muito pouco se sabe sobre as formas como os processos cognitivos são representados no cérebro. Quando as pessoas nascem, já possuem todos os neurónios que terão, cerca de 100 a 200 biliões, e cada neurónio tem cerca de 2.500 sinapses. No entanto, as ligações que se estendem entre os neurónios e as extremidades das fibras aumentam durante os primeiros anos de vida, talvez até a adolescência. Por volta dos dois ou três anos de idade, cada neurónio tem cerca de 15.000 sinapses; muito mais sinapses do que terão quando adultos. As sinapses, como junções através das quais um impulso nervoso passa de um terminal axónico para um neurónio, célula muscular ou célula glandular, são de grande importância no desenvolvimento das funções cognitivas.
Na verdade, as crianças têm um excedente de neurónios e sinapses de que precisarão para se adaptarem aos seus ambientes. No entanto, apenas aqueles que são utilizados sobreviverão e os neurónios não utilizados serão “inutilizados”. É neste contexto que nasce o ALOHA Mental Arithmetic, sendo direcionado para crianças dos 3 aos 13 anos.
O hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo, as relações temporais e espaciais, analisa informações não-verbais e comunica emoções. O hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo. Produz e compreende a linguagem.
A abordagem de aritmética mental do programa ALOHA promove o desenvolvimento integral do cérebro e desenvolve competências fundamentais como a resolução de problemas, memória, concentração, atenção e criatividade – capacidades essenciais que reforçam a confiança e o sucesso em contexto académico e na vida. Estimular as capacidades analíticas e criativas contribui significativamente para o desenvolvimento de ambos os hemisférios cerebrais (direito e esquerdo). As crianças melhoram, assim, a sua capacidade de aprendizagem, memorização, concentração e observação.
O seu filho irá aprender novas formas de desenvolver a criatividade, a multitarefa e habilidades de gestão do tempo. Aumenta a capacidade cerebral, melhora visivelmente o domínio da matemática do seu filho e o desempenho académico geral. O programa ALOHA Mental Arithmetic dá às crianças as capacidades necessárias para melhorar o desempenho académico e enfrentar, com confiança, os desafios da vida.
© 2024 – Splendid Equation Lda. All rights reserved.